O setor de telecomunicações está se preparando para a chegada da última geração de tecnologia sem fio: a tecnologia 5G. A data prevista de chegada varia de país para país — nos Estados Unidos, a empresa de telecomunicações AT&T já oferece o serviço para smartphones. Por aqui, a expectativa é de que os primeiros planos 5G comecem a aparecer no mercado em 2020.
Cada “G” ou geração subsequente de tecnologia sem fio contém velocidades mais altas de transmissão de dados e métodos de codificação diferentes do que o anterior. Novas gerações são desenvolvidas a cada década.
A primeira geração, 1G, começou em 1981 e foi baseada na tecnologia celular analógica, seguida pela 2G em 1992, que era digital. Em 2001, o 3G melhorou a velocidade de download de 200 kilobits por segundo (Kbps) para alguns megabits por segundo (Mbps). Nossa rede atual, 4G, foi lançada em 2009 e utiliza várias tecnologias, como WiMax e Long-Term Evolution (LTE).
O que é o 5G e como funciona?
Espera-se que a tecnologia 5G tenha velocidades e capacidade muito mais altas e latência muito menor (o atraso entre iniciar uma ação e obter uma resposta) do que o 4G. Como o 5G pode enviar e receber sinais quase instantaneamente, é esperado que ele ofereça velocidades de internet móvel de mais de 10 gigabits por segundo (Gbps), aproximadamente cem vezes mais rápido que o 4G.
A latência será menor que um milissegundo com a nova tecnologia. Como exemplo de sua velocidade impressionante, um usuário de 5G pode baixar um filme em alta definição em menos de cinco segundos.
Além de velocidades de download mais rápidas, espera-se que o 5G facilite a implementação e adoção da Internet das Coisas (IoT). Isso pode ter implicações enormes para setores como manufatura, que dependem cada vez mais da IoT para conectar digitalmente seus processos e fábricas.
Finalmente, a nova tecnologia pode tornar as conexões com fio à internet uma coisa do passado. Certamente, as fibras óticas encontrarão usos no tráfego de backhaul — responsável por fazer a ligação entre o núcleo da rede e as sub-redes periféricas — mas as empresas de telecomunicações esperam economizar dinheiro no futuro, não precisando criar acesso a cabo até o cliente final.
O que a tecnologia 5G pode fazer?
Melhorar a banda larga
A mudança para o 5G sem dúvida mudará a maneira como interagimos com a tecnologia no dia a dia, mas também é uma necessidade absoluta se queremos continuar usando a banda larga móvel.
As operadoras estão ficando sem capacidade LTE em muitas das principais áreas metropolitanas. Em algumas cidades, os usuários já estão enfrentando lentidão durante os horários de maior movimento do dia. O 5G adiciona enormes quantidades de espectro em bandas que não foram usadas para o tráfego comercial de banda larga.
Veículos autônomos
Espere ver veículos autônomos aumentar na mesma proporção que o 5G é implantado. No futuro, seu veículo se comunicará com outros veículos na estrada, fornecerá informações a outros carros sobre as condições da estrada e oferecerá informações de desempenho para motoristas e montadoras.
Se um carro freia rapidamente, o seu pode aprender sobre ele imediatamente e preventivamente também, evitando uma colisão. Esse tipo de comunicação veículo a veículo poderia finalmente salvar milhares de vidas.
Segurança pública e infraestrutura
O 5G permitirá que cidades e outros municípios operem com mais eficiência. As empresas de serviços públicos poderão rastrear facilmente o uso remotamente, os sensores podem notificar os departamentos de obras públicas quando as inundações ou as luzes das ruas se apagarem, e os municípios poderão instalar câmeras de vigilância de maneira rápida e barata.
Controle remoto de dispositivo
Como o 5G possui uma latência notavelmente baixa, o controle remoto de máquinas pesadas se tornará realidade. Embora o objetivo principal seja reduzir o risco em ambientes perigosos, também permitirá que técnicos com habilidades especializadas controlem máquinas de qualquer lugar do mundo.
Cuidados de saúde
O componente ultra-confiável de comunicações de baixa latência (URLLC) do 5G pode mudar fundamentalmente os cuidados de saúde. Como o URLLC reduz a latência ainda mais do que você verá com a banda larga móvel aprimorada, um mundo de novas possibilidades se abre. Espere ver melhorias na telemedicina, recuperação remota e fisioterapia via RA, cirurgia de precisão e até cirurgia remota.
Internet das Coisas (IoT)
Um dos aspectos mais emocionantes e cruciais da tecnologia 5G é o seu efeito na Internet das Coisas. Embora atualmente tenhamos sensores que podem se comunicar, eles tendem a exigir muitos recursos e estão esgotando rapidamente a capacidade de dados LTE.
Com velocidades 5G e latências baixas, a IoT será alimentada por comunicações entre sensores e dispositivos inteligentes. Comparados aos dispositivos inteligentes atuais no mercado, os 5G exigirão menos recursos, pois um grande número deles pode se conectar a uma única estação base, tornando-os muito mais eficientes.
Veja também >> IPv6: conexões mais rápidas, dados melhores.
Olhando para o futuro: quais as oportunidades?
Muitas empresas de telecomunicações, principalmente na Europa, encontram obstáculos quando apresentam o custo mais alto do aumento do uso de dados para seus clientes.
No entanto, elas também estão percebendo as muitas oportunidades de negócios que a tecnologia 5G oferece — incluindo novas fontes com o crescimento da IoT, como smartwatches, outros itens vestíveis e sensores incorporados em produtos industriais que podem ser conectados às redes 5G. Essas oportunidades estão disponíveis para operadoras e empresas de tecnologia em todo o mundo.
Embora o setor de telecomunicações seja altamente concentrado, também pode ser esperada uma consolidação envolvendo os fabricantes de tecnologia 5G e empresas de equipamentos de telecomunicações. De fato, alguns países podem ficar com apenas um provedor de infraestrutura sem fio. Essa consolidação ajudará a contribuir para a padronização esperada da tecnologia 5G.
Investir e construir uma rede 5G gerará US $ 533 bilhões em PIB somente nos EUA em um período de 7 anos e US $ 1,2 trilhão em benefícios para o consumidor a longo prazo, de acordo com o American Consumer Institute Center for Citizen Research. As empresas de tecnologia especializadas em IoT ou tecnologias sem fio precisarão continuar seus estudos e investimentos em tecnologia 5G ou correr o risco de perder todo o seu potencial de mercado.
Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia!
Entre em contato
Alta performance e tecnologia de ponta ao seu alcance
Entre em contato com nossa equipe e conheça mais nossas soluções.