
Os serviços em cloud computing estão divididos em seis grupos: IaaS, PaaS, DaaS, SaaS, CaaS, EaaS. Com a evolução e a mistura desses serviços em nuvem nasceu o conceito chamado multicloud ou cloud multipla.
A multicloud é mais complexa do que uma nuvem hibrida (união de nuvens públicas e privadas), pois ela permite adicionar dois ou mais provedores de nuvem pública ou privada: na pública os recursos são compartilhados a diversos clientes e gerenciada pelo próprio prestador de serviço; e a privada não existe o compartilhamento dos recursos e o cliente pode gerenciar os seus serviços.
Uma multicloud pode ser formada por diversas tecnologias de diferentes provedores de serviço em nuvem e assim conquistar uma infraestrutura com tolerância a falhas, entre outros benefícios.
Para a contratação de um serviço na nuvem é preciso entender como o provedor do serviço mitiga os riscos da informação; diferenciais dos serviços; buscar pelos melhores preços; SLA de suporte; entender a complexidade da integração; e como será o gerenciamento de todos os serviços.