O modelo “as-a-Service” de computação em nuvem é uma tendência que continua ganhando força em todo o mundo. As ofertas de software como serviço (SaaS) estão se tornando o método mais comum para os usuários — tanto empresariais quanto pessoais — acessarem serviços e produtos de tecnologia. 

Além do SaaS, outros tipos de ofertas estão sendo disponibilizados no mesmo modelo de negócios pré-pago e se tornando o padrão na indústria, como as plataformas como serviço (PaaS) e a infraestrutura como um serviço (IaaS). Mas essas ofertas não param por aí: o modelo como um serviço está sendo aplicado a diversos aspectos da TI de uma empresa. 

Estamos na era do XaaS, ou Everything-as-a-Service.

Afinal, o que é XaaS?

Everything-as-a-Service é um termo para serviços e aplicativos que os usuários podem acessar pela internet. Essa definição pode parecer confusa à primeira vista, mas, na verdade, não é difícil de entender. 

Tudo começou com os três pilares dos serviços de computação em nuvem: SaaS (Software-as-a-Service) IaaS (Infrastructure-as-a-Service) e PaaS (Platform-as-a-Service). Em todos esses modelos, um serviço de TI é hospedado na nuvem e acessado pelo usuário por meio de um navegador web. Esses serviços são pagos como uma assinatura mensal, e não mais como uma taxa de licença única.

Gradualmente, outras ofertas de serviços de TI apareceram e agora, a designação como um serviço está associada a vários componentes digitais, por exemplo, dados, segurança, comunicação etc. Isso deu origem ao termo XaaS, que designa qualquer componente oferecido como um serviço, e não mais como um produto.

E quando falamos “componente”, não estamos nos referindo somente a produtos de TI. O XaaS não se limita a produtos digitais. Você pode obter praticamente tudo, desde alimentação até consultas médicas, sem sair de casa ou do escritório, utilizando alguns serviços online. 

Quais são os benefícios do XaaS?

O principal benefício abrangente do XaaS é seu impacto na democratização da inovação. O XaaS está tornando mais acessível e fácil para uma ampla gama de usuários e empresas de todos os tamanhos acessar tecnologias e serviços de ponta.

Mas vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios mais específicos do XaaS que contribuem diretamente para essa democratização.

 

  • Agilidade: os sistemas legados simplesmente não podem mudar com rapidez suficiente para acompanhar as necessidades de transformação digital. As empresas precisam de flexibilidade e agilidade de sua arquitetura técnica, e é exatamente isso que o XaaS oferece. O XaaS oferece acesso rápido a novos recursos valiosos e a capacidade de escalonamento. Isso ajuda as organizações a inovar com mais rapidez e oferecer novos produtos e serviços para atrair novos clientes, mantendo os clientes existentes satisfeitos.
  • Acesso: o XaaS também oferece benefícios em termos de acesso à tecnologia para empresas de todos os tamanhos. Ele fornece acesso a novas tecnologias e escalabilidade para se adaptar mais facilmente a mudanças repentinas em um modelo operacional ou turnos de força de trabalho;
  • Flexibilidade: o XaaS permite que os negócios aumentem ou diminuam a escala para atender às necessidades de mudança. Seja aumentando o consumo ou o uso de recursos, o XaaS capacita as empresas com acesso à tecnologia mais recente, ao mesmo tempo que tem a flexibilidade de aproveitar apenas os recursos e a capacidade necessários.
  • Eficiência de custos: uma das melhores coisas sobre o XaaS é que ele geralmente requer um investimento menor e permite que as empresas cresçam ou expandam os níveis de uso e serviço conforme necessário e com o passar do tempo. Isso permite que as organizações continuem a reinvestir na estratégia de negócios, em oposição aos custos de infraestrutura ou manutenção.

Exemplos de modelo XaaS

Agora que cobrimos a definição de XaaS, é hora de demonstrar alguns casos práticos que estão ganhando popularidade.

Hardware como serviço (HaaS)

Provedores de serviços gerenciados (MSP) possuem alguns hardwares e os instalam nos sites dos clientes sob demanda. Os clientes utilizam o hardware de acordo com os acordos de nível de serviço. 

Este modelo pré-pago é semelhante ao leasing e pode ser comparado ao IaaS quando os recursos de computação estão localizados no site do MSP e fornecidos aos usuários como equivalentes virtuais de hardware físico. O modelo Haas é especialmente econômico para pequenas e médias empresas.

Este modelo inclui diferentes soluções de comunicação, como VoIP (voz sobre IP ou telefonia pela Internet), IM (mensagens instantâneas), aplicativos de videoconferência hospedados na nuvem do fornecedor. Uma empresa pode implementar seletivamente aplicativos de comunicação que melhor atendam às suas necessidades atuais por um determinado período e pagar apenas por esse período de uso.

Desktop como serviço (DaaS)

Os desktops são fornecidos como serviços virtuais junto com os aplicativos necessários para uso. Assim, um cliente pode trabalhar em um computador pessoal, utilizando as capacidades computacionais de servidores de terceiros (que podem ser muito mais poderosos do que os de um PC).

Um provedor de DaaS normalmente é responsável por armazenar, proteger e fazer backup dos dados do usuário, bem como fornecer atualizações para todos os aplicativos de desktop com suporte.

Segurança como serviço (SECaaS)

Este é o modelo de gestão de segurança terceirizada. Um provedor integra seus serviços de segurança à infraestrutura da sua empresa e, via de regra, os entrega pela Internet. Esses serviços podem incluir software antivírus, criptografia, autenticação, soluções de detecção de intrusão e muito mais.

Saúde como serviço (HaaS)

Com registros médicos eletrônicos (EMR) e sistemas de informação hospitalar (HIS), o setor de saúde está se transformando. O tratamento médico está se tornando mais baseado em dados e centrado no paciente. Graças à IoT, wearables e outras tecnologias emergentes, os seguintes serviços estão disponíveis:

  • Consultas online com médicos;
  • Monitoramento de saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Entrega de medicamentos à sua porta;
  • Coleta de amostras de laboratório mesmo em casa e entrega dos resultados assim que estiverem prontos.

O HaaS cria oportunidades para quase todas as categorias de cidadãos obterem ajuda médica qualificada.

Transporte como serviço (TaaS)

Tendências importantes da sociedade moderna são a mobilidade e a liberdade de transporte em diferentes distâncias. Existem inúmeros aplicativos surgindo relacionados ao transporte, portanto, uma parte dessa indústria está se transformando em um modelo como serviço. 

O exemplo mais vívido são os apps de compartilhamento de carro, onde você pode alugar um carro em qualquer lugar e dirigir para onde precisar, pagando pelo tempo que você usa o carro ou pela distância percorrida. O modelo TaaS não é apenas conveniente, mas também ecologicamente correto.

Gostou de conhecer o modelo XaaS? Veja também nosso post sobre os impactos da nova rede 5G na TI e fique por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia!