Sergio Igarashi é Analista de Programação do Grupo Binário
Sergio Igarashi é Analista de Programação do Grupo Binário

Você já deve ter ouvido ou lido a expressão “App Corporativo”. Mas saberia definir o que é, ou diferenciá-lo de um App comum (Customer App)?

“Apps Corporativos” são aplicativos para smartphones e tablets desenvolvidos com o objetivo de facilitar, agilizar e integrar processos dentro das companhias, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.

Acompanhando o crescimento massivo de aplicativos, assim como o consumo de dispositivos móveis, o mercado gerou não somente uma grande necessidade de suporte a smartphones e tablets, como também inúmeras possibilidades de potencializar os processos das empresas que os possuem. E, hoje, temos grandes companhias que investem no desenvolvimento desses Apps.

Você pode estar se perguntando: “Mas que tipos de processos são esses?”. E a resposta é simples: “São as atividades que os colaboradores de uma empresa exercem”. Como estas:

Pedido de compras:
Atividade: registrar os pedidos dos produtos que os clientes comprarão;
Método convencional: preencher um formulário, registrar no sistema e gerar o pedido do cliente;
Método “mobilizado”: preencher um formulário em um tablet, que o envia automaticamente ao sistema e ainda oferece a opção de consulta em tempo real do estoque dos produtos;
Benefícios: economia de papel, velocidade na tomada dos pedidos, acesso a informações on-line, produtividade no registro.

Vistorias:
Atividade: avaliar um local, imóvel ou acontecimento e gerar um laudo com observações da vistoria;
Método convencional: preencher um formulário, registrar a vistoria no sistema, gerar o laudo e entregar ao cliente;
Método “mobilizado”: preencher a vistoria em um tablet, que a envia automaticamente ao sistema para análise;
Benefícios: tempo para gerar o laudo reduzido, o vistoriador não precisa carregar blocos de formulários para preencher e ainda pode utilizar a câmera do dispositivo para tirar fotos e anexar ao formulário.

Fluxo de aprovações:
Atividade: aprovação de solicitações e pedidos;
Método comum: acessar o sistema interno, consultar pedidos e efetuar a aprovação;
Método “mobilizado”: receber as solicitações em tempo real no seu smartphone (pessoal ou corporativo) e aprovar pelo próprio dispositivo;
Benefícios: velocidade das aprovações e praticidade, pois poderá aprovar solicitações sem a necessidade de notebooks ou PCs. Tudo integrado ao sistema de aprovações.

Por meio desses exemplos, ficou mais claro enxergar os benefícios de trabalhar com Apps Corporativos? As atividades mencionadas representam uma pequena parcela dos processos de uma empresa. É importante avaliar bem todo o negócio antes de implementar um aplicativo corporativo.

Para isso, recomenda-se uma consultoria com um profissional especializado, que analise todo o processo da empresa, identifique os obstáculos e as oportunidades para desenvolvimento de um aplicativo adequado. Tudo isso, com foco no retorno do investimento para a empresa.